Os carros a gasóleo
Ora bem, hoje apeteceu-me dissertar sobre uma coisa que me diverte o pensamento de quando em quando. Porque será que os portugueses são viciados em diesel? E também, caso as linhas o permitam (estabeleço sempre como limite uma folha de Word para estas coisas), porque se preocupam tanto com o consumo?
Invertendo as palavras do saudoso João Pinto (“prognósticos só no fim”) eu concluo no inicio: tal como na generalidade das suas vidas, os tugas não sabem fazer contas quando compram um carro! Por outro lado, sendo uma viatura movida a gasóleo mais cara que uma semelhante movida a gasolina, dá sempre um bocadinho mais de status ao seu proprietário.
Esquecendo a parte do status, que daria certamente para escrever um ensaio, passo a explicar o raciocínio contabilístico:
1) Partimos assim do pressupostos mais ou menos pacíficos que uma viatura a gasóleo custa sensivelmente mais 5.000,00 € que a sua congénere a gasolina.
2) Por outro lado, um carro movido a 95 consome aproximadamente mais 2 litros/100 km que um gasóleo.
3) Facilmente se verifica que, no combustível, esta diferença, para quem faça 15.000 kms por ano no seu carrito só é amortizada ao fim de mais de 7 anos (para 20.000 kms / ano mais de 5 anos e 25.000 kms / ano mais de 4 anos), e isto ao preço dos combustíveis HOJE. Esta tendência começou numa altura em que a diferença era bem menor que os 0,26 € actuais (52$00 para quem não se lembra).
4) Se nos lembramos também que a maioria da malta não compra o carro a pronto pagamento, recorrendo a vários modelos de crédito (leasing, ald, crédito automóvel, crédito pessoal a e afins) veremos que só em juros esses 5.000,00 € em 6 anos vão ter um incremento de mais de 2.500,00 € (com taxa baixinha) o que fará com que os 7 anos passem para 10, os 5 para 8 e os 4 para quase 7.
Em jeito de conclusão, e porque muita gente nem chegou aqui com tanto numero pelo meio, um individuo que compre um carro a gasóleo a crédito e faça 25.000 kms por ano com ele, só vai ter o retorno do seu investimento ao fim de 7 anos e 175.000 kms. Ou seja, se não for para trabalhar e lhe dar o uso devido, vai-se fartar de perder dinheiro.
Quanto aos consumos, não entendo como há malta que compra um carro de 50.000,00 € e tem como factor decisivo o consumo da viatura.
Mas…não se pode entender tudo!!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário